Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'aretz
Analisando o Livro de Bereshit – Gênesis Capitulo Primeiro - 1° Parte
O livro de Bereshit é o livro mais importante de Toda a Bíblia para as nações e não para todos. Por exemplo para Yisrael os cinco primeiros livros são os mais importante, porque é aonde esta a parte de mais peso da Toráh, e o Livro de Gênesis para as nações é o mais importante porque narra a origem da humanidade! Toda história da redenção Bíblica do principio ate Apocalipses, está em Bereshit
Capitulo 1
Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets.
(No princípio criou D'us os céus e a terra)
Um certo sabio Judeu da antiguidade disse que neste capitulo verso falta a palavra tempo, e é como se o texto tivesse dito: "No começo do tempo criou Elohim os céus e a terra". Porem a Toráh não disse assim "No começo do tempo" e por isto ele comenta que falta a palavra "tempo" aqui. Então isto implica segundo Abrabanel que no começo do "tempo" qual começo? O começo do tempo foi que Elohim criou o céu e a terra.
Uma tradução da Toráh ao Aramaico feita por um sabio muito antigo chamado Onklós, traduz este texto de Genesis 1:1 assim: "Antes de todas as coisas que foram criadas, criou Elohim o céu e a terra". É uma tradução um pouco parafrástica.
Outros sábio chamado Ovadia Sforno disse a respeito da palavra Bereshit, ele disse que traduziria como: "No começo do tempo que neste instante invisível a qual não lhe a precendido tempo algum."
Ou seja ele esta fazendo um comentário, ele está falando que quando se diz Bereshit, no começo, no principio se refere a isto. Outro comentarista chamado Ibn Hezra disse: "O tempo começou a existir somente com o movimento já que o movimento e o tempo são simultâneo".
Isto é um pensamento profundo, porque quer dizer que o Todo Poderoso YHWH criou o universo físico, ai começou o tempo, porque antes disso o tempo não existia. Isto é um pensamento um pouco profundo para nossa mente finita, porem antes da criação física do universo o tempo não existia, porque o tempo é relativo ao movimento. Por exemplo: Os ciclos (dias) são relativo ao movimento da terra. Os anos são relativo ao movimento dos luminares, sempre o tempo é relativo ao movimento, portanto se o universo fosse estático sem nenhum movimento não existiria o tempo, porque o tempo se conta com relação ao movimento das estrelas, da lua, do sol, todos estes astros tem movimento e com relação a este movimento é que existe o tempo.
Jeremias 23:29 Não é a minha palavra como fogo, diz YHWH, e como um martelo que esmiúça a pedra?
Assim como o martelo batendo numa pedra saem vários pedaços, também de um só verso pode ser interpretado em formas distintas, por isso é fundamental entender que as Escrituras em certas passagem estão sujeitas a interpretações, isto é, pode ser interpretada de várias maneira diferentes, porque não existe só uma maneira de interpreta-la, existe no minino duas, e em outros casos existe varias maneiras.
Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets.
(No princípio criou Elohim os céus e a terra)
A palavra criou (bará) é a palavra chave aqui. Essa palavra segundo os hebraistas tem tres significado distintos no idioma hebreu
1.) A criação atribuida no Tanach é exclusivamente a criação por Elohim exemplo - Nihilo como se chama em latim, ou seja a criação do nada, que em Hebraico é Iesh-Meain (יש מאין)
2.) significado é: Vontade e escolha
3.) significado pode ser Cortar ou destruir. Ou seja o oposto. Bara pode significa criar ou pode significar destruir dependendo do texto em que se utilize a palavra.
Neste caso os sábios Judeus e nós estamos de acordo, que neste caso aqui em Bereshit 1:1 a palavra Bará significa criou. O Sábio Abravanel disse: "Eu digo que o verbo bará deve ser entendida de acordo aos significado, quer dizer a existência e a criação a partir do nada e não a que aceitar outro significado para este verbo".
Bereshit bara Elohim (No princípio criou Elohim)
Muitos Judeus atribuem este titulo como um dos Nomes do Criador, porem para nós não é exatamente um Nome Próprio, porque o Criador só tem tem um Nome Próprio e este Nome é YAHWEH, porem aqui se ultiliza Elohim como um Nome Genérico. Alguns deste sábios Judeus dizem que o nome Elohim é um dos Shivah Shemot (Sete Nomes), eles afirma que Elohim tem Sete Nomes, isso é uma crença tradicional do Judaísmo Ortodoxo dos Shivah Shemot (Sete Nomes), e que Elohim é um destes Sete Nomes. Curiosamente a Palavra Elohim em Hebraico se chama Midat-Há-Din, ou seja é um Titulo do Todo Poderoso que implica Justiça, que tem a ver com Juízo, então a diferença do Nome YHWH que relaciona o Criador com a Misericórdia, e o Titulo Elohim se relaciona com Justiça e com Juízo.
Abeavanel diz acerca do Titulo Elohim que contem duas letras do Nome do Criador "Yod" e o "He". Ou seja as letras do Tetragrama Y-H-W-H. O mesmo ocorre com Eloha – Elohai – Elohenu – Elohe, em todas estas se inclui duas letras do Nome YHWH, "Yod" e o "He". A Toráh em particular e a Tanach em geral o Titulo Elohim é usado também para aqueles seres celestiais, emissarios do Criador que são chamados também Elohim por estarem ao serviço de Elohim, assim como os tribunais que transmitem justiça de acordo com a Toráh de Elohim, já que o Juízo pertence a Elohim. A palavra Elohim não somente se aplica ao Criador, também se aplica aos anjos, através da Toráh e da Tanach em geral. A palavra Elohim se aplica primeiramente ao Criador, porem tambem se aplica aos anjos, aos juízes de Yisrael em varias passagens e ao Tribunal celestial, porque assim como existe tribunais de justiça na terra, existe um Tribunal no céu.
Esta palavra Elohim deriva da palavra El (אל) que significa no hebraico Bíblico Força, porém quando se coloca em plural Elohim que é um plural, então significa uma Força Plena, uma Força Toda Poderosa, por isso em muitas traduções da Tanach se traduz como: O Todo Poderoso. Quando se encontra a palavra Elohim é correto ser traduzida como "Poderoso", quando se encontra a palavra HaElohim é correto ser traduzido como O Todo Poderoso. Algo interessante tambem é quando diz "No princípio criou Elohim os céus e a terra" a melhor tradução seria "O céu e a terra" e mais na frente explicaremo o porque. O curioso é que neste caso não disse que Elohim criou o mundo, poderia ter dito: "Bereshit bará Elohim haolam" ( No principio criou Elohim o mundo), porque não se usa esta palavra, porque a palavra "Olam" para implicar a este mundo começou a ser usada em um hebraico posterior, porque no hebraico Biblico quando se falava de "Mundo ou do Universo" se dizia: "O céu e a terra". Agora a palavra "Shamayim" é um plural dual, porque os antigos chamavam o céu com esta palavra em plural 'Shamayim"? praticamente nunca aparece está palavra em singular nas Escrituras hebreias, e porque? Existe varias interpretações a respeito.
Em primeiro lugar um entendimento simples que podemos entender é que os antigos viam está extensão tão imensa, esta expansão tão incomensurável que o chamava em plural, porque é comum em hebraico chamar algo em plural quando se quer ressaltar a imensidade, a grandeza deste algo, então quando os antigos aonde quer que olhavam a cima a qualquer ponto do planeta , só viam o céu, eles não viam o céu estacionado em um só espaço, senão que em toda parte acima, então é uma imensidade tão grande que para isso, para descrever essa imensidade utilizavam essa palavra em plural "Shamayim"
A segunda explicação é: Que segundo Rashi a palavra משיח "Shamayim" é composta de duas palavras hebraica, palavra (שא) Esh (fogo) com a palavra (מים) Mayim (água). Então segundo Rashi a combinação desse conceito e não somente das palavras, mas desses conceitos como fogo que é um conceito primitivo original primário, e Mayim que é outro elemento primário, então a combinação desses dois conceitos, desses dois elementos primários básico para existência da humanidade, a combinação desses dois conceitos produzem a palavra "Shamayim" que se traduz defeituosamente ao português os "céus" poderia ser traduzido como "O imenso céu", porem é claro ninguém ha traduz assim, porque seria como uma paráfrase, porem esse é o sentido "O imenso céu" Shamayim. O que se passa a nós é que, nosso pensamento pequeno quando falamos dessas coisas não temos a mesma mentalidade que tinham os hebreus antigos, porque os hebreus antigos quando queriam ressaltar a imensidade e a grandeza de alguma coisa, eles colocavam assim em plural.
Outra observação com respeito a palavra "Shamayim" para comparar com Elohim é a seguinte: A palavra Shamayim que é um plural vem acompanhada de um verbo que também é plural, como em I Reis 8:27 e Salmos 148:4. Por exemplo, quando diz; os céus contam, esta em plural. Porem com a palavra (Elohim) que é um plural também, não acontece isso. A palavra Elohim quando se refere ao Criador vem acompanhada de um verbo em singular. Em hebraico se diz: (Bereshit bará Elohim), porem diz (Bará) criou no singular, não se traduz (No principio criaram os Poderosos o céu e a terra), assim como contextualizam os pagãos, porem não se diz assim nas Escrituras hebreias se diz "No principio criou Elohim" portanto o verbo em singular nos indica que a palavra que segue é um substantivo a qual se aplica ao verbo tem que ser singular. Portanto a palavra Elohim que é um plural, porem na realidade é um singular majestático
Gênesis 1:2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Ruach de Elohim se movia sobre a face das águas.
Em outras traduções dizem que a terra estava desordenada porem a palavra desordenada não é uma tradução boa. A tradução de João Ferreira traduziu corretamente ( sem forma e vazia), quer dizer que não tinha a sua forma final, sua forma permanente, mas que estava em um processo de criação e portanto estava vazia e vazia do que? Vazia de pessoas, de vegetação, de animais, porque so estava neste momento a terra coberta totalmente de água, isto era um estado passageiro da criação e por isso João Ferreira traduziu apropriadamente (sem forma e vazia) e não (desordenada), porque esta palavra (desordenada) da a entender uma situação de um caos, que estava fora de ordem, porque a palavra já diz o que significa “desordenada” sem ordem, porem o que se passava não era que estava sem ordem mas que estava sem forma.
Em hebraico as duas palavras que se traduz "sem forma e vazia" são "tohu vavohu' Tohu (sem forma) Vohu (vazia) tohu vavohu, sem forma e vazia. Palavra (תוהו) Tohu é a matéria sem forma chamada pelo grego de Huly segundo Rambán, que confirma que a tradução de João Ferreira traduziu corretamente sem forma e vazia, e (בוה) Vohu é a matéria que tem adquerido forma primaria que esta imcompleta e longe de sua forma definitiva. Então o que se está dizendo aqui é que a terra esta vazia
Interessante que o termino (תוה) Tohu não so se ultiliza aqui, mas em outras passagens do Tanach com o significado de algo incompleto ou de natureza não terminada, porem o termino תוהו Tohu, aparece separado uma só vez alem do que estamos tratando agora, em Isaías 34:11, cujo significado parecer ser: pedras de forma primaria... Então nos próximos versículos vamos ver que vai dando forma a essa criação primitiva, elementar, básica e fundamental, começa a tomar forma nos versos seguintes. Porem quando diz que "havia trevas sobre a face do abismo ; e o Ruach de Elohim se movia sobre a face das águas." Gênesis 1:2
Nas traduções cristã dizem: O Esprito de Deus se movia sobre as águas. Então eles colocam a palavra Espirito com a letra (E) em maiúscula para dar a entender e explicar que isto se refere a segunda pessoa da Trindade que pra eles é o Espirito Santo, isso é que que dizem muitos cristãos e não todos, porque tem muitos deles que não acreditam na Trindade. Porem em algumas traduções judaica se traduz também como "O Espirito de Elohim ou o Espirito de D'us como dizem eles", porem colocam a palavra espírito com a letra "E" em menuscula e porque? Porque os Judeus não aceitam esse conceito de que isso se refira a uma suposta "terceira pessoa" da Trindade, nem Hebreu antigo e nem moderno não veem nesta passagem uma referencia a alguma Trindade ou a um Espirito como chama a cristandade como uma pessoa.
Então a que se refere, do que estamos falando aqui? O que disse o original? O original disse: veruach Elohim, que significa (sopro, halito), porque a palavra Ruach significa isto, muitos traduzem um pouco mais diferente como é o caso do Rabino Mordechai ele traduz este texto assim: ....E o vento de Elohim soprava sobre as água... então ele coloca o"vento" de Elohim, e isto esta de acordo com outros comentadores das Escrituras os sábios Judeus de Yisrael como Ibn Hezra, Ramban dizem que este palavra Ruach Elohim deveria ser traduzida como o vento enviado por Elohim que soprava sobre as águas. Então o que eles estão querendo dizer nesta caso é como se Elohim estivesse soprando de uma maneira intensa sobre a superfície das águas, essa é a imagem que quer apresentar as Escrituras hebreias, e neste caso se atribui o sopro, ou a halito a boca de Elohim, não é um vento que saiu do nada, senão um vento procedente do sopro, da boca de Elohim.
Um sábio comentarista das Escritura muito antigo chamado Onklós que traduziu a Toráh ao aramaico, ele traduziu este verso de Genesis 2 assim: O vento diante de Adonai soprava sobre a face das águas. O interessante é que aqui Onklos utiliza o Tetragrama utilizando dois Yod para representar o Tetragrama, então a tradução aramaica desta pasagem ao invez de dizer Um vento de Elohim disse "o vento diante de YHWH" em outras palavras um vento que provem do Criador.
Genesis 1:3 Disse Elohim: haja luz. E houve luz.
O que se esta dizendo aqui é que se acenda a luz, não é que está criando a luz do nada pela primeira vez e é possível que seja, porem não é o que está dizendo o verso, porque o texto está dizendo é haja luz, como se estivéssemos dizendo acenda esta lâmpada, e é claro que o homem não pode definir a palavra Disse Elohim não podemos definir exatamente o que se quer dizer com isto, porque neste caso de (Disse) é relativo, e muitos sábios Judeus dizem que Elohim estava dizendo isto em seu pensamento e não necessariamente que Ele falou as palavras, porem nós pensamos que Elohim falou está palavra "yehi-or" porque em Hebraico disse: Vayomer Elohim yehi-or vayehi-or --- Disse Elohim: Haja luz. E houve luz. porque a palavra é o que cria, a palavra é o que produz.
No nosso âmbito humano, dentro das limitações que temos nós os seres humanos, as vezes nossas palavras produzem algo, por exemplo: Quando nós dizemos a uma pessoa "Hoje você está mais bonita ou bonito", o que produz nesta pessoa? Alegria, a pessoa solta um sorriso e nós responde muito obrigado, então a palavra de um homem quando diz a uma mulher que ela esta bonita, produz nesta pessoa um efeito, também quando cometemos o erro de dizermos a um filho que ele é bruto, agressivo, essa palavra produz nesta criança um efeito e neste caso negativo, porque em muitos casos esta criança acredita nisto e se porta como se fosse um adulto quando na realidade ele não é. Então dentro das nossas limitações humana nossas palavras tem a capacidade de produzir um efeito em outra pessoa, o que podermos dizer da palavra do Todo Poderoso quando disse “Haja luz” e está palavra produziu a luz.
O tratado de princípios Cap. V Mishnáh 1, aonde o texto disse: "Bahasarah Maamarot nibrá hahola" ou seja que o mundo foi criado mediante dez expressão idiomática do Verbo Divino, quer dizer, a palavra pronunciada
Quando disse: Vayomer Elohim yehi-or vayehi-or --- Disse Elohim: Haja luz. E houve luz, está luz não é a luz que vem dos luminares já que os mesmos foram criados no quarto dia da criação, então se está luz que Elohim fez surgir quando Ele disse yehi-or Haja luz não provinha do sol e nem da lua, pois os mesmo foram criados quatro dias depois, então de onde veio está luz? Segundo os sabios judeus, está luz foi algo criado para um tempo determinado e nada mas, e foi assim como figura que indica a existência permanente das coisas.
Ou seja não é bem dizer que "foi assim" mais simplismente que houve luz. Agora como é possivem que exista uma luz num lugar especifico sem quer tenha o sol, mais porem disse Haja Luz e houve luz.
Isaías 30:26 E a luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que YHWH ligar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida.
Interessante que aqui chama a luz dos sete dias, aquela luz origina, primogênita da criação. O rabino Rashi diz que está luz foi uma luz que o Criador ocultou e a reservou para os justo dos tempos futuros, e aqui ele já usa um pouco de misticismo um pouco especulativo, porem a ciência hoje tem uma resposta mais simples. No universo os científicos tem descoberto uns focos de luz que se chama Nebulosa de Órion e outras Nebulosas em outras galaxia, e o que são Nebulosas? São focos de luz que não saiu de nenhuma estrela, porem flutuando assim do nada nos aires, ou seja luz flutuando no espaço. Eu não sou cientista e não poderia explicar isso da melhor maneira, somente um cientista poderia explicar isso da melhor maneira, porem hoje a ciência com essa descoberta que estamos tratando neste verso das Nebulosas, prover uma explicação para o que estamos analisando, vejamos:
Quando YHWH disse: "Haja luz" sem que houvem o sol que nos da luz, então tem que ter tido criado algo assim como a Nebulosa, e eu não estou dizendo que isto é exatamente assim, apenas estamos estabelecendo uma comparação, que segundo existe esta Nebulosa que é uma luz flutuando no espaço sideral, assim seria fácil para o Criador produzir uma luz temporária, provisoria neste lugar aonde Ele está criando a terra, mais aqui está falando da criação do céu e da terra, porem quando analisamos todo o capitulo 1 de Bereshit notamos que o central, o essencial em todo o capitulo 1 é a criação deste planeta, por isso Gênesis capitulo e o 2 está em torno da criação.
Gênesis 1:4 E viu Elohim que era boa a luz; e fez Elohim separação entre a luz e as trevas.
Uma tradução do Rabino Mordechai traduz este verso um pouco diferente
Gênesis 1:4 E viu Elohim que a luz era boa e estabeleceu distinção entre a luz e entre as trevas
E o interessante é que o sol ainda não estava criado, pois o mesmo so foi criado no quarto dia, então não pode está se referindo aqui aos luminares e especialmente o sol que é o que produz a luz para nós aqui na terra neste conceito de noite e dia, porem aqui está falando do conceito de noite e dia antes da criação do sol. Então isto significa que os períodos de 24 horas de luz e sombra, este período de 12 horas de escuridão e de 12 horas de claridade que é o que se chama agora como a noite e o dia, foram estabelecida desde o primeiro dia da semana da criação baseado nesta luz que o Criador criou neste momento para esta função especial e temporária nesta semana da criação. E quando disse que o Criador "estabeleceu uma distinção entre a luz e as trevas" o que está dizendo é que foi desenvolvido um período de 12 horas de trevas e 12 horas de luz, e assim sucessivamente no segundo dia foi o mesmo sem que tivesse o sol. Então o que passou no quarto dia, foi que este mesmo período e de onde surge a criação do sol e a terra girando para dar um período de 24 horas?
E este conceito não foi criado a parti da criação do sol, foi criado desde o dia primeiro, então isto quer dizer que este período que dura o dia terrestre, foi estabelecida assim tomando como modelo dos primeiros modelos de sombra e luz que foi estabelecido desde o dia um. Isto nos leva a pensar que todos os dias da criação até o sétimo dia, durou 24 horas, porque do quarto dia para frente quando foi criado o sol, se sabe que foi criado o sol, e esta união do sol e da terra, foi para medir a duração do dia e neste caso o giro da terra, e essa duração, essa velocidade que precisa a terra para produzir um dia de 24 horas com relação ao sol, foi tomada como modelo nos primeiros dias da criação, porque se não foi assim, porque colocou a terra com relação ao sol para que o ano dure 365 dias, e porque colocou a terra para girar a certa velocidade de maneira que produza um dia de 24 horas? Para que todos os dias sejam iguais, porque está claro o que disse a Toráh que em seis dias YHWH fez os céus e a terra, e no sétimo descansou, portanto a semana original durou 7 dias, e se hoje o dia dura 24 horas, e quando YHWH criou o sol no quarto dia e colocou a terra para girar numa velocidade necessária para produzir um dia, está velocidade esteve equilibrada para que este dia durasse 24 horas, 12 horas de escuridão, e 12 horas de luz, portanto isto tem que implicar que os dias anteriores a este, também teve a mesma duração, isto é simples, portanto dos os dias da criação do primeiro ao sétimo duraram 24 horas, isto é o que diz a Toráh e o que evidencia o mundo em que vivemos e a nossa experiencia humana de que o dia dura 24 horas.
Baseado nisto é que se estabelece o mandamento da guarda do Shabbat, pois em Êxodo 20 o Shabbat está relacionado com a semana da criação, então o sétimo dia se estabeleceu como um dia de repouso em comemoração da semana da criação original original, e se o sétimo dia hoje dura 24 horas, é obvio que aquele original da criação também durou 24 horas
Gênesis 1:5 E Elohim chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Esta tradução é um pouco defeituosa quando diz: ..."O dia primeiro" e porque?
Ainda não tinha sido criado o sol, porem já se fala do dia Um, e diz que este dia consistiu da noite e da manhã, quer dizer da escuridão e da claridade. Este foi o Yom Echad, porem deveria dizer Yom Rishon que é o primeiro dia, porem não foi dito assim, disse "E foi a tarde e a manhã, o dia um". E porque em hebraico diz: Yom Echad que significa "Dia Um" e não disse Yom Rishon que significa "Dia primeiro"? porque este era o único dia que existia neste momento, não tinha sido criado os outros dias, não estavam formados os outros seis dias, somente existia um dia, então não era lógico usar a forma dia primeiro porque não havia o segundo, porque só se pode dizer que algo é o primeiro quando existe um segundo, então oque se disse é que este dia é o dia Um, a palavra Echad não significa somente a palavra Um, mais que significa tambem Único. Então tem muito sentido quando se usa aqui a palavra Echad no lugar de Rishon, porque Echad também significa Único. Então o que está se dizendo aqui, é que neste dia de escuridade e de luz formaram o dia único, porque era o único dia que existia, então só quando começa a falar do segundo dia, do terceiro dia e etc., então com relação com estes outros dias, então se pode dizer o primeiro dia, o segundo e o terceiro e etc.
Gênesis 1:6 E disse Elohim: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
A palavra que se traduz aqui como firmamento em hebraico é a palavra 'rakia" e este palavra "rakia" nos da a ideia de algo como se fosse sólido, um firmamento que é uma palavra do latim, algo que é firme, está é a palavra que se usa em hebraico para indicar o que Elohim criou neste segundo dia. "E disse Elohim: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas". Do que está falando aqui? De quais águas?
Gênesis 1:7 E fez Elohima expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
Gênesis 1:8 E chamou Elohim à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
O que está falando aqui sobre essa água de cima e esta água de baixo? O que aqui está dizendo é que neste segundo dia, o Criador fez uma separação das águas que cobriam toda essa superfície do planeta, separou uma parte, elevou esta parte ao espaço o qual chamamos de nuvens, então fez está separação destas águas abaixo do firmamento que são as águas dos mares e os rios das águas que estão sobre o firmamento, e a este espaço se chamou em hebraico "rakia", isto é um conceito muito profundo, porque isto quer dizer que o Todo Poderoso dessa quantidade de águas que estava sobre a superfície deste globo terrestre, Ele separou uma parte dessas águas indefinida é obvio e a colocou para flutuar nos aires, no firmamento, no que chamamos de primeiro céu. Isto se estabeleceu um equilíbrio ecológico perfeito, para que quando chegasse o momento de criar todas as demais coisas que foram criadas mais tarde, de modo que pudesse chover, de modo que estás águas que estavam elevadas na superfície da terra, podessem baixar em algum momento.
Muitos dizem que esta "rakia', está quantidade de água, foi o que desceu no tempo do dilúvio, que diz a Toráh que se abriram as cataratas do céu e começou a descer água do céu durante 40 dias e 40 noite, e que nuvem podem sustentar tanta água? Que nuvem normal da qual vemos hoje em dia pode sustentar tanta água para que sobre que chova em todo planeta durante 40 dia e 40 noite? Então é lógico pensar que que essa interpretação é correta, que havia suspensa nos aires uma quantidade de água tao imensa, que quando desce uma boa parte dessa quantidade indefinida de água sobre a terra, inundou todo o planeta produzindo o que se conhece como Dilúvio
Gênesis 1:9 E disse Elohim: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
Gênesis 1:10 E chamou Elohim à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Elohim que era bom.
Aqui é aonde se cumina o processo da criação no segundo dia, e o interessante é que aqui Ele já disse que "era bom", porem outra coisa interessante é que nos originais Elohim chamou "seco" e foi traduzido a porção ou solo seco para uma compreensão melhor, porem no original hebraico disse que Elohim chamou seca a terra, e ao ajuntamento das águas chamou Mares. O interessante que a palavra que se traduz aqui como e ao ajuntamento das águas é a palavra "mikveh" os judeus e nós também utilizamos esta palavra quando fazemos a imersão nas águas "mikveh", e neste caso aqui em Gênesis 1:10 está significando um "ajuntamento de aguas - ulemikveh hamayim" ou seja um mikveh mundial, um ajuntamento de águas que abarca todo planeta, e a isto Elohim chamou "mares"
Então a quantidade de águas que existia originalmente sobre este planeta, e uma vez que Elohim separa uma certa quantidade de águas e as coloca a flutuar no espaço em forma de vapor, era uma quantidade suficiente para cobrir todo planeta. Então nesta etapa da criação o planeta esta todo coberto por águas, uma quantidade incalculável de águas no espaço em forma de vapor e uma quantidade em baixo do firmamento cobria todo o planeta. Então o que acontece neste dia é que Elohim por sua própria ordem, pela palavra que sai da sua boca, faz com quer as águas se movam e se acumulem em um só lugar, isto faz com o que a terra suba, ou como chama o hebraico o solo seco, faz subir este solo e faz esta separação impressionante entre a terra seca e a água que é chamada de mar como diz o verso 10
Gênesis 1:10 E chamou Elohim à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Elohim que era bom.
então este ato de separar as águas da terra, é formar os continentes, formar uma superfície sólida de pedra e terra diferente da superfície dos mares, e isto estava nos planos divino preparando a criação dos homens e dos animais e da natureza, porque nas águas não podia existir nada disso, porque nos mares só podia existir peixes e todos animais que vivem nas águas, e o estado primogênito deste planeta que se chama terra não podia ter existido nada mais que isso, peixes e anfíbrios, porem o Criador tinha um proposito mais grande que isso, tinha o propósito de criar toda classe de animais sobre a terra seca, toda classe de vegetação sobre a terra seca, e o que Ele estava fazendo era preparando o lugar do homem, ou seja a raça humana
Gênesis 1:11 E disse Elohim: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Gênesis 1:12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Elohim que era bom.
Gênesis 1:3 E foi a tarde e a manhã, o yom shlishi (dia terceiro)
Então neste terceiro dia depois de ter feito Elohim está separação de água e terra, então Ele começa a criar toda classe de árvores que dão sementes, toda classe de plantas, toda classe de vegetação na terra seca, isto quer dizer que o Criador está preparando um lugar para sua criação máxima e suprema que vem mais tarde.
Todas as coisas tem o seu lugar, porque o Criador fez uma criação ordenada, e quando aqui se fala de 'espécie" no livro de Levítico fala de uma lei em especial relativa a esta palavra "espécies'.
Levítico 19:19 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados.
Então aqui está dizendo que está proibido ajuntar animais de diferentes espécies, e misturar sementes, porem o ser humano em desobediência as leis da Toráh tem desobedecido esta lei e tem cruzado animais, e hoje em dia nós vemos muitas raças de cachorros diferentes e como se consegue isso? Isto se consegue mediante esta mistura de animais distintos e a Toráh proibi isto, e uma destas raças é a do pitbull, outra mistura proibida pela a Toráh é entre uma égua e um burro, e entre este cruzamento nasce a mula e a mula é um animal que pode ter certa utilidade porem ele é infrutífero, uma mula não pode ter crias e porque? Porque ela é fruto de uma mistura contra a natureza.
Gênesis 1:14 E disse Elohim: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Gênesis 1:15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
Gênesis 1:16 E fez Elohim os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Gênesis 1:17 E Elohim os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
Gênesis 1:18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Elohim que era bom.
Gênesis 1:19 E foi a tarde e a manhã, o yom revii (dia quarto).
Aqui menciona que Elohim fez dois grandes luminares que até então aqui se chama luminar maior e luminar menor que mais tarde se chamou sol e a lua. Agora para que foram criado estes dois luzeiros nas cercanias deste planeta? Para que o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; quer dizer que o sol deveria de marcar este período de tempo, porem já existia tempo deste o dia primeiro, porem agora para nós existe com mais claridade o tempo que se mede pelo movimento deste planeta ao redor do sol para formar o de anos, e a volta que da a lua ao redor da terra é utilizado para marcar os meses, uma volta da lua ao redor da terra significa um mês, porem na natureza não existe nenhum sinal que marque a semana, que marque 7 dias, não existe nada na natureza que dure 7 dias, então ai surge o erro do Shabbat lunar, porque os que defendem este tipo de Shabbat começam a marca a semana deste a lua nova e contam 7 dias para chegar o Shabbat, depois contam mais 7 dias e então é o Shabbat novamente, e assim eles contam a semana. Porem de onde tiram isto? Pura invenção humana, porque nas Escrituras não há tal coisa, e este conceito da semana lunar contradiz a Toráh, porque a Toráh nos manda observar o Shabbat como está em Exodo 20 de acordo com a criação
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou YHWH o dia de Shabbat, e o santificou.
Então segundo este verso devemos observar o Shabbat como um memorial da criação, então a conclusão que se toma para medir o Shabbat não é a lua senão a criação original que durou 7 dias e porque? Porque não existe nada no universo físico que marque 7 ciclos ou 7 dias. Por exemplo, se a lua parar em cada 7 dias e depois se movesse outra vez e desse outra parada e assim por diante, então todos diziam, cada parada dessa são 7 dias, porem isso não acontece porque não existe nada na natureza que marque 7 dias, porem se tem algo na natureza que marque 30 dias que é a volta da lua ao redor da terra aproximadamente 30 dias, existe algo na natureza que marque um ano 365 dias é as voltas deste planeta ao redor do sol 365 dias, isto é um ano, porem não existe absolutamente nada na natureza que marque 7 dias. Porem o conceito é que a semana de 7 dias tem que se basear em outra coisa, não é no movimento da lua, na é o movimento da terra e nem é o movimeto do sol, o conceito da semana se baseia no que disse Exodo 20:11 que está mandando Yisrael observar o Shabbat em comemoração a semana da criação porque a semana da criação durou 7 dias, e isto não tem nada a ver com a lua porque a lua foi criada no quarto dia, também não tem nada a ver com o sol a semana porque o sol também foi criado no quarto dia. Isto é simplesmente lógica e também a Toráh não nos fala de uma semana lunar, nos fala de um mês lunar e o ano
Também diz que estes dois luzeiros também foram criador para estabelecer os tempos determinados, ou seja as festas, as moedim, Pesach, Shavuot, Sukkot e outras festas, porem aqui está se referindo além das moedim, também está se referindo as estações do ano, e por tanto o sol a lua também foram estabelecidos para reger as estações do ano: primavera, outono, inverno e verão, isto tem a ver com o movimento da terra em volta do sol devido a inclinação da terra.
O sol e a lua foram estabelecidos para vários propósitos, primeiro, luminar, para dar calor que produz vegetação, frutos, para suster a vida humana e dos animais, e o sol é indispensável, também para produzir as estações do ano de acordo aos diversos movimentos, e também foram postos para marca, dias, meses e anos e não a semana.
Yashan Ben
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