quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sobre o Titulo El-Shaddai


"Eu sou o D'us Todo-Poderoso" (Gênesis 17:1)





A maioria das traduções da Bíblia traduzem o Titulo שדי (Shaddai), como "Todo-Poderoso". Porém muitas vezes um tradutor não irá traduzir uma palavra hebraica que literalmente o significado liter
al não significa nada para uma mente ocidental, e em alguns casos seria realmente ofensivo para o leitor ocidental. Assim é o caso da palavra שדי (Shaddai) porque o uso da palavra "Todo-Poderoso" por um tradutor é sua tentativa de traduzir o texto de uma maneira que ambos farão sentido para um leitor ocidental, bem como manter algum significado da palavra original em hebraico. A raiz da palavra (Shaddai) é a palavra שד (Shad).

E como visto na foto, os pictogramas originais para esta palavra (Shad) são as letras Shin (ש) e a letra Dalet (ד) 



A letra (ש) 

é um retrato dos dois dentes de frente. 
A letra Dalet (ד)é uma imagem de uma tenda, com um significado de "travar" Os significados combinados dessas cartas é "dois peitos". E o interessante que a cabra era um animal muito comum nos rebanhos dos hebreus. Ela produz leite na glândula mamária e é extraído pelo cabrito, apertando e chupando os dois peitos balançando abaixo do peito. A função desses peitos é fornecer todos os nutrientes necessários para as crianças, uma vez que morreria sem ele. A palavra hebraica שדי (Shaddai) também tem o significado de uma "teta". Assim como a cabra fornece alimento para seus filhos através do leite, o Eterno alimenta os seus filhos através de seu leite e fornece todas as necessidades da vida. 


Essa imagem pode ser vista na seguinte passagem: "Portanto desci para livrá-lo (Israel) da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu." (Êxodo 3:8) E a palavra שדי Shaddai (peito) é freqüentemente associada com a palavra אל (Poderoso, Forte) criando a frase אל שדי (El Shaddai), que significa literalmente o "Poderoso Peito".



Marlon...


Nenhum comentário:

Postar um comentário