sábado, 2 de agosto de 2014

Shabbat Semanal ou Shabbat Lunar?




Porque deveríamos crer que os filhos de Israel estamos celebrando o Shabbat num dia incorreto? Porque os seguidores do "Shabbat Lunar" chamam a nosso Shabbat de "Sábado Romano? Teria que perguntar-lhes a estes seguidores, qual necessidade teria a "Igreja Cristã" de instaurar o "Domingo" como dia sagrado, e o Islam a "Sexta Feira" como dia sagrado, podendo guardar ambas religiões o "Sábado Romano" o que fazem referência os seguidores do "Shabbat lunar"? Se ao findar das contas nossa Shabbat é um dia romano, então porque não o adotaram as religiões pagãs como dia de guardar, ao invés de atacá-lo? Não é coincidência  acaso que justo o Shabbat, nosso Shabbat, fosse cercado pelo "Cristianismo e pelo Islamismo", e atacado por estes, como para que agora se lhes unam os do "Sábado lunar" em seus ataques? Vocês decidam!

Sobre o "Sabado lunar": Nova luz do Alto ou simples loucura (escuridade debaixo?). Muitas pessoas tem adotado o que chamam o dia "Sabado lunar". A crença deles é que em cada Rosh Chodesh (Lua Nova é o começo de um mês hebreu) e se inicia um novo ciclo de dias de cada semana. Segundo a maioria dos defensores do "Sabado lunar", o dia seguinte ao da Lua Nova se conta como Yom Rishon ou dia primeiro, o primeiro dia do ciclo semanal. Portanto, os dias de sábado semanal para eles caem em 8º, 22, 15, e 29 do mês, respectivamente, sem ter em conta os dias do calendário atual ( quer dizer, o Shabbat semanal para qualquer mês hebreu dado pode cair sobre praticamente qualquer dia da semana, como sabemos). Como farão para que seus súditos guardem este dia, sempre e quando lhes permita em seus trabalhos descansar qualquer dia da semana? Sem entrar em detalhes laborioso me gostaria mostrar vários defeitos que vemos no "sábado lunar":

Os proponentes do "sábado lunar" citar um artigo da Enciclopédia Judaica Universal, que afirma que os antigos Israelitas guardaram o "sábado lunar". Existe varias discrepância graves neste artigo que todos os que buscam a verdade em oração deve ter em conta

1.) Reconhecimento. Quem escreveu este artigo? O nome do autor esta ausente, logo deve ser uma "bandeira vermelha" para os que o leem. Quais são as qualidades do autor e seu transfundo? É ele (ou ela) um "expert" no campo da historia do Oriente próximo ao Antigo? Estas perguntas ficam sem respostas.

2.) Porque o "sábado lunar" não se aborda neste Enciclopédia Judaica, ou em reconhecidos escritos Judeus como o Midrash, Mishná e o Talmud?

3.) O autor (s) deste artigo, qualquer que ele ou ela sejam, não oferece uma pista de evidência histórica que documente seus argumento. Mais importante é, não se oferece nenhum pingo de evidência das Escritura. A Enciclopédia Universal Judaica foi uma impressão desde 1939 até 1944. O trabalho nunca ganhou a aceitação entre o Judaísmo convencional. Problemas com a doutrina do "sábado lunar". Tempo de ciclo semanal. Os defensores do "Sábado lunar" tem um grave problema de tempo. Para eles um mês hebreu é de 29.5 dias de duração. Por suposto, não há tal coisa como um meio dia. Todos os meses hebreus são de 29 ou 30 dias de duração, porém não de 29 ½. Um ciclo de sete dias não pode dividir-se em 29 ou 30 com um "restante" meio dia. Portanto, quando se trata da quarta semana do ciclo lunar deles, os "crentes" do "sábado lunar" simplesmente se encarregam de acomodar "oito ou nove dias da ultima semana, ou talvez em alguns casos "acomodam" até "uma semana de seis dias". ( a semana segundo o relato de Gênesis é de 7 dias). é muito claro então e incluso de um estudo informal das Escrituras que o Shabbat semanal se baseia em um ciclo de sete dias, não de seis, de oito ou nove como absurdamente promovem os do "Sábado lunar". Nunca oito ou nove dias de ciclos, e nunca um ciclo de seis dias. O Sétimo Dia da Criação foi separado e consagrado por YHWH:

Gênesis 2:3   E abençoou Deus o dia sétimo ( Shabbat) e o consagrou, porque nele descansou  de toda sua obra que criou.

 A palavra hebraica que designa o Shabbat é a ordem numérica na qual este se estabeleceu, quer dizer shvi'i ou sétimo. Nunca há nenhum caso nas Escrituras aonde Israel manteve um Shabbat ao oitavo ou nono dia, e menos um sexto.

Criação: O regresso ao futuro

Vamos considerar a semana da criação. O Eterno criou o sol, a lua e as estrelas no quarto dia ( Gen. 1:14-19) No verso 16 a lua se conhece como a "luz menor". Desde o ponto de vista da terra, era a Lua cheia ou nova quando foi criada?

As Escrituras guarda  silêncio sobre este assunto, assim que ninguém pode fazer uma doutrina baseando-se na fase da lua no momento de sua criação. Porém, se a lua tivesse sido "nova", então devemos considerar que o quarto dia tivesse sido um Rosh Chodesh, um dia de "Lua Nova" ou a Cabeça do Mês. O curioso é que o quarto dia da semana é melhor conhecido pela sociedade moderna como "Quarta Feira".  Assim que o Sétimo Dia "corresponderia ao Shabbat atual. Porém para os defensores do "sábado lunar", o quinto dia, comumente chamado de 'Quinta Feita" é para eles o primeiro dia do ciclo semanal, e se contarmos seis dias a más, o terceiro dia da semana seguinte, o dia que comumente chamam de "quarta feira" deveria ser para eles o "sábado lunar". Porém, para o desgosto de quem apoia esta doutrina, três dias depois é o sétimo dia da semana da criação.


E se a lua estivesse cheia quando foi criada?

A lua cheia sempre denota o dia 15 de cada mês hebreu, porém de acordo com os que apoiam o "sábado lunar", o dia 15 teria sido um dia de repouso. Se o sol, a lua e as estrelas foram criadas no quarto dia da semana, então de acordo com a doutrina do "sábado lunar", a terra começou em um quarto ou quinto dia da semana. A luz de todo sentido comum e toda a Escritura, isso seria impossível de acordo a mesma palavra de YHWH. Também devemos considerar que os dias de Shabbat Anual no Sagrado Calendário de Elohim deve cair no dia 15 de seus respectivos meses. Esses Shabbatot Anuais (não semanais) são: O primeiro dia da festa dos Pães Ázimos, e o primeiro dia da  festas das Cabanas. Em Levítico 23 os dias que figuram são dias de repousos anuais (Shabatot) e não dias de repouso semanal.

Sobre Chag Matzot:

Levítico 23:6 E aos quinze dias deste mês é a festa dos Pães Ázímos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos.

Sobre a festa de Sukkot:

Levítico 23:33  E falou Deus a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: 
Levítico 23:34  Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos Tabernáculos ao Eterno por sete dias.

Como pode ver não existe uma só instância nas Escrituras aonde nos dias que qualquer destes dias de festa é um Shabbat semanal. Assim, para se enquadrar com Gênesis 1 e 2, o Eterno criou a lua no quarto dia da criação e cessou ao sexto dia a fim de guardar o Sétimo. Não se tratou de um resto de dia ou um "oitavo" ou "nono" dia, ou "sexto" no pior dos casos.

Outro  testemunho é quando as Escrituras nos dar outro (de vários) testemunho de que o Antigo Israel Não praticava um dia de "sábado lunar". Considerando a possibilidade de Êxodo 16:1-35. Leiam estes versos cuidadosamente. Os acontecimentos registrados aqui neste capitulo se produzem no dia 15 do segundo mês. Os Israelitas queixando-se de que não tinha alimentos, então lhes foi dado o maná. Se lhes foi dito que saíssem para recolher uma porção dupla para dois dias. Os defensores do "sábado lunar" ensinam erradamente que o dia 15 deste mês um dia de "sábado lunar" ou sábado semanal, porém, nesta conta podemos ver claramente que o dia 15 foi o sexto dia da semana, um dia de trabalho comum, o dia de preparação para o Shabbat, porém no sétimo dia o verdadeiro Shabbat


A morte e a ressurreição de Yeshua

Um estudo cuidadoso das 24 horas que precederam a morte de Yeshua na realização do Seu sofrimento, produz outro problema para os defensores do "sábado lunar". Um esboço excelente deste periodo de tempo se encontra no  Código da Bíblia de Bullinger  apêndece 165, que se baseia nos acontecimentos de João 19, assim como relatos paralelos em Mateus, Marcos e Lucas. Outra vez, para esclarecer a cronologia aqui devemos recorrer a referência dos nomes do leitor que não conheça os dias hebreus da semana hebreia. Por favor tenham em conta que os dias hebreus começam e terminam com o por do sol, porém que os dias romanos começam e terminam a "meia noite" no nosso sistema de tempo atual. Esta é a cronologia dos eventos que se descrevem em términos simples e precisos. O que devemos tomar em conta são os três dias e três noites que Yeshua esteve no sepulcro


Em Mateus 12 os escribas e fariseus exigiram ver um "sinal" de que Yeshua fora o Messias, e Ele lhes respondeu que o único sinal que se veria era o sinal do profeta Jonas. Esse sinal que Ele estaria no sepulcro por três dias e três noites (período literal de tempo de 72 horas) como esteve Jonas no ventre do grande peixe três dias e três noites (Mateus 12:38-40). Alguns dos escribas e fariseus lhe responderam dizendo: "Rabi queremos ver um sinal que venha de Ti." Porém Ele lhes disse: "Oh geração mal e adultera, querem um sinal, e nenhum sinal lhes será dado, senão o sinal de Jonas. como esteve Jonas no ventre do peixe por três dias e três noites, assim estará o Filho do Homem no coração da terra por três dias e três noites

Com a compreensão de que o único sinal do Messias Yeshua foi o fato de que Ele no estivesse sepulcro durante três dias e três noites literais, agora podemos começar a ver a outra falha  na doutrina "sábado lunar". Vamos considerar a seguinte cronologia:

Todos os anos, Pessach e Matzot  ("Páscoa" e a Festa dos Pâes Azímos) caem nos dias exatos na mesma semana na qual Yeshua foi colocado em um madeiro. Porque é importante saber disto? O Messias comeu á Páscoa com seus discípulos no começo de 14 de Aviv o primeiro mês hebreu Israelita, e dia que comumente se chama "Terça Feira" pela a noite de acordo com Lucas 22:7-20. Depois da celebração, Ele se foi para o monte ora (Lucas 22:39-46). Nesta noite, foi traído por Judas, levado pelos soldados romanos e um grupo críticos (Lucas 22:47-54), e foi levado perante o Sumo Sacerdote e perante Pilatos. Este segue sendo o 14 de Aviv, ou o que eu entendo como a noite de "Terça Feira" através das escuras horas de "Quarta Feira" na madrugada. Mas tarde, nesta mesma semana, foi colocado em uma guarnição na véspera de morrer (Lucas 23:36-43). Este segue sendo o 14 do mês de Aviv, porém agora seria o dia que comumente chamamos de "Quarta Feira" ( a metade da semana). Este dia também foi um dia de preparação para o Dia do Shabbat Anual, o primeiro dia dos Pães Ázimos.

Certa confusão pode ter sido o fato de que o dia 15 se chama também Shabbat na maioria das traduções, porém em João 19:31 claramente nos diz que o dia era um Shabbat Especial distinto do Shabbat semanal, sem duvidas, se referia ao Shabbat Anual de Levítico 23. Portanto já que era o dia de Preparação, O Messias e os dois ladrões que estavam colocados nos madeiros não deveriam permanecer  para este Shabbat Anual (Não semanal), assim que os Judeus pediram a Pilatos que quebrassem as pernas deles e os tirassem. Tendo em conta que esta era o 14 do mês de Aviv, o quarto dia da semana, o dia que comumente chamamos de "Quarta Feira". Yeshua foi colocado em Seu sepulcro antes do por do sol, antes do inicio do dia 15 do mês. Agora, tendo em conta o sinal de que Yeshua esteve no sepulcro três dias e três noites, então Ele seria sepultado no começada primeira etapa do Shabbat Anual, o 15 ao por do sol, entretanto a noite de "Quarta Feira", quando para mim já começa o dia de "quinta-feira"

Seu corpo ficou  sepultado até a noite da "sexta feira" ( três noites). Que dizer, Aviv 16. O dia 16 do mês foi um dia de preparação para o Shabbat semanal, não anual. Previamente isto quer dizer, "Sexta Feira" antes do por do sol, foi a única vez que as mulheres tiveram a oportunidade para comprar as especiarias para a unção do corpo de Yeshua quando foram a busca-lo no sepulcro uma vez passara o Shabbat (Lucas 23:56). Agora, Yeshua depois de ter passado três dias e três noites no sepulcro, ressuscitou entre os mortos, como Ele disse que haveria, somente antes do amanhecer do primeiro dia da semana Yom Rishon conhecido como "Domingo", quer dizer antes de que terminasse o Shabbat semanal, isto é, o dia 17 do mês de Aviv, ou o que poderíamos chamar antes da noite do "Sábado". De 3:00 P.M. da tarde de Yom Revií "Quarta Feira" a 3:00 P.M. da tarde do "Sábado", há exatamente três dias e três noites. Quando as mulheres chegaram ao sepulcro, após der caído o Shabbat (ao anoitecer do Sábado), o Messias já não estava . Aqui está o problema dos defensores do "sábado lunar": Se para eles o Dia 15 do Shabbat Anual e um dia de Shabbat semanal, temos que informá-los que as  Escrituras disse algo diferente. Evidentemente, o Shabbat semanal desde ano caio no dia 17 do mês, não no dia 15 em que caiu o Shabbat Anual. Este ponto devemos  fazer outra pergunta: Yeshua nos fez saber? Saberia O Messias em qual dia foi Sua ressurreição segundo as Escrituras?

Daí porque agora os seguidores do "sábado lunar" tem um cruzamento com respeito a ressurreição de Yeshua, é que se o 15 de Aviv foi para eles um Shabbat semanal e também o Shabbat Anual dos Pães Ázimos, então como ele vai ressuscitar para eles O Mashiach no dia 17 sendo este uma "
Terça Feira" ou "Terceiro dia" da semana, quando as Escrituras não dizem que ressuscitou ao "terceiro dia" como reza o credo católico, senão que Ele estaria três dias e três noites no sepulcro tal como Jonas no ventre do peixe? Eles teriam que dizer que Yeshua foi sacrificado na sexta (dia 14 do mês deles que coincide com a "sexta dos católicos" a fim de que ressuscitara em uma " terça feira" porém as Escrituras não disse "terceiro" da semana mais o primeiro ao por do sol, antes de cair a luz do sol do Shabbat; e mais, como vai ter três dias e três noites dessa "sexta feira" deles a "quarta feira"? Teria quatro dias, não três. Agora outra coisa, como fazer eles para contar o Ômer? Se ao seguinte dia do Shabbat Anual começa a conta, então eles estariam a favor da falsa doutrina do "pentecoste dominical", posto que o Shabbat Anual de (15 de Aviv) coincide com um sábado lunático deles, logo ao dia seguinte "Domingo" 50 dias depois lhes cairia em "pentecoste dominical falso". Como eles fazem para contar 50 dias, quer dizer, 7 semanas com seus 7 dias completos mais um dia, se a semanas deles são de 8 dias? Semanas de 8 dias? POR FAVOR!!!!!

Shavuot e Shabbat são palavras que provem da raiz 'Shiva' quer dizer, Sete, NUNCA "oito". Porém, nós que contamos com sã doutrina do Mashiach, sabemos que o Shabbat Anual o 15 de Aviv não necessariamente deve ou tem que cair em Yom Rishon conhecido como "Domingo" todos os anos iguais, porque? Porque nós nos guiamos pelo calendário humano, senão pela Contado Eterno, as Moadim ou estações. Mais ou menos ao modo simples lhes explico a vocês uma das tantas anormalidade (barbaridades) do "sábado lunar" daqueles que saíram do sistema solar de Babilônia para ir em pôs do sistema lunático dos Assírios. Os seguidores do "sábado lunar" afirmam erradamente que o "sábado determinado pela Lua" era algo "desconhecido" durante o cativeiro Babilônico. Alegam sem base histórica que os judeus do tempo de Yeshua erradamente observaram um "sábado semanal" determinado por um suposto calendário babilônico, Se isto fora verdade, então devemos perguntar a eles, porque nunca Yeshua repreendeu ou desafiou a alguém, ou em particular aos judeus por observarem o dia de Shabbat errado como o chamam os adeptos do "sábado lunar", sábado romano?

É  evidente observar nas leituras dos quatros relatos dos conhecidos "Evangelhos" que Yeshua fora a sinagoga no mesmo Dia de Shabbat que todos os judeus de Seu tempo de estadia na terra. Por outra parte, Seus discípulos, como lemos nos livros de Atos e outros do Novo Testamento também se mantiveram assistindo no mesmo Dia de Shabbat como todos os demais que assistiam nas sinagogas. Se bem que podemos citar a evidência histórica e Bíblica, existe muito mais para refutar a falsa doutrina só "sábado lunar". Os três dias e as três noites no sepulcro foram o sinal do Messias Yeshua, para regressar dentre os mortos no Shabbat, o Verdadeiro Dia Shabbat, de que somos o povo de YHWH. Sinal  Em Êxodo 31:15-18 podemos ver como o Eterno falou aos filhos de Israel dizendo que Seus Shabbatot (repousos semanais) seriam o sinal entre Ele e nós por nossas gerações a fim de saber que Ele é YHWH.

Amigos, a observância do verdadeiro Dia de Shabbat o que nos sinala como povo do Eterno. Se se desviam desse Dia, Ele lhes tira o sinal. O "sábado lunar" é uma falsa doutrina que faz exatamente isso: Distância a seus seguidores do sinal especial que o Eterno reconhece em Seu povo para Exaltá-lo. Ao tirarmos ao Seu Dia de Shabbat verdadeiro, Ele nos tira Seu sinal especial e nos coloca em abismo, nas mesmas garras do sistema da besta e o Anti-Messias. Observem nada mais o que as Escrituras sinalam acerca do oficio da besta nos seguidores do "sábado lunar"; Em Daniel 7 esta escrito:

Daniel 7:25  E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os consagrados do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

O sistema da besta não somente tem mudado os tempos estabelecidos em substituição do Shabbat semanal pelo "domingo" e as Moadim de YHWH pela instituição de festas pagãs, senão que também agora o "sábado lunar" não é mais que outra "mudança dos tempos", em uma campanha contra O Messias cheia de confusão e afastamento da fé original. Não se deixe enganar por esta doutrina enganosa. O espírito imundo que luta contra a aceitação do Messias tem tido êxito nos últimos tempos na condição de desviar a maior parte do rebanho, desviando do Caminho e conduzindo-os ao abismo da confusão e o caos. Lembre-se que isto foi previsto em Mateus 24:24 a respeito dos falsos messias e falsos profetas que se levantariam, e mostrariam grandes sinais e prodígios, de maneira que enganariam se possível até aos escolhidos. Nosso calendário tem sido mudado? Por suposto! 

O sistema de YHWH calcular o tempo e as Moadim eles tem mudado propositalmente, pois estão cegos e são guias de cegos que não veem a artimanha e o engano em que caíram. Isto foi pré-dito em Daniel 7:25, porém o verdadeiro Dia de Shabbat NUNCA foi mudado. Pois o Eterno não se divorciou da tribo de Judá, Ele se divorciou da Casa de Israel. Então se Ele não se divorciou da casa de Judá sempre teve um remanescente, o filho pródigo é o que sempre volta, então sempre ficou um remanescente em Casa. Então a Casa de  Judá tem conservado desde a antiguidade o Shabbat Original, ou se não confirmemos em Romanos que disse:

Romanos 3:2  Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas

A Casa de Judá lhe foi confiada a palavra de YHWH.  Se nosso irmãos Judeus foram confiados (por encargo) para conservá-la, como haveria sido encarregado semelhante responsabilidade se eles guardaram este até o momento o Dia de Shabbat incorreto?  Na minha opinião, a doutrina do "sábado lunar" não é uma nova luz, senão toda ao contrario, uma nova escuridão, e de fato, é uma escuridão.
É incoerente. O espírito de Bavel que é um espírito de confusão, estar perseguindo aos filhos de Israel por estarem saindo de seus exílios sem querer deixá-los ir, e esta doutrina do "Shabbat lunar" é um espírito de Bavel, um espírito de confusão, porque já é difícil guardar o Shabbat como já temos, é impossível guardar um "Shabbat lunar" já que cai em distintos dias da semana, e precisamente as pessoas que adotaram a doutrina do Shabbat lunar a tem como verdade, porem não a observa porque não pode guardar o shabbat lunar, então definitivamente a doutrina desta sábado lunar esta deixando as pessoas sem a observância do Shabbat e cumprindo um objetivo do espírito de confusão, que quer levá-los a eliminá-los e não deixá-los avançá-los em seus caminhos ao Monte Sinai.

Atenciosamente: "fazendoteshuva.blogsport.com.br"




Nenhum comentário:

Postar um comentário