segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Congregação - Qahal

Neste estudo vamos pequeno estudo, vamos analisar a palavra "Congregação" (Kahal em hebraico


Kahal - קהל
As letras raiz da palavra Kahal são as letras:

Q - ק

Pronuncia: "Q" Tem um desenho do sol nascente ou poente. A luz é recolhida ao sol, quando o sol nasce a escuridão se junta no horizonte oposto ao sol. Este nascer e o pôr do sol, também é visto como um circulo da terra. Então esta letra significa: O sol circulando trazendo a luz e escuridão.



Lamed - ל




Pronuncia: "L" tem o desenho de um cajado de pastor, o cajado é usado para direcionar uma ovelha para a direção correta, também o cajado é usado para puxar as ovelhas em direção ao pastor. Ás vezes, também era usado para castigar uma ovelha desobediente. Com o cajado na mão, o pastor leva as ovelhas para as pastagens. Então o significado mais básico é Autoridade. 


A raiz pai da palavra

 קל


Pronuncia: "Kal" Tem o significado de um encontro rápido das ovelhas ao cajado do pastor. Quando o pastor chama as ovelhas que estão espalhadas ao redor do campo, todas elas rapidamente viram correndo olhando para o pastor.


Outra raiz é 

קול


Pronuncia: "Kol" Esta é a raiz criança e é a voz do pastor, que é muito familiar para as ovelhas. E esta raiz criança é formada pela adição da vogal "Ow" dentro da raiz pai. Muitas raízes criança também são usadas como palavras como aparece em Êxodo

Êxodo 24:3  Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.


קהל


Pronuncia: "Kahal" Esta raiz é um encontro das ovelhas que vêm para o pastor quando ouvem sua voz. Esta palavra é frequentemente usada na Bíblia para a comunidade ou congregação de Israel, que são as ovelhas que ouvem a voz do Criador. Esta raiz também é formada pela adição da vogal "Ah" dentro da raiz pai. E muitas raízes também são usadas como palavras como está em Êxodo 12

Êxodo 12:6  E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

Estas palavras YHWH (o Senhor) falou com toda sua 'kahal" (um rebanho) no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande "Kol" (a voz do pastor. (Deuteronômio 5:22)



Nenhum comentário:

Postar um comentário