quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Estudo da palavra Criador



Letras Raiz 




Qof - ק


Pronuncia: "Q"

Desenho: Sol nascente ou poente:

Cultura: Quando o sol nasce a escuridão se reúne no horizonte oposto do sol. Este nascer e o pôr do sol é visto como um circulo da terra.

Significado: O sol circulando fazendo a coleta da luz e da escuridão.



A raiz criança da palavra:

קנה


Pronuncia: "Qa-neh"

Significado: Para construir um ninho.

Comentários: Esta raiz "criança" é um construtor de ninhos, como um pássaro. Também como Eterno em "Gênesis 14:19) "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o criador (qanah) dos céus e da terra" A palavra em português "criar" é uma palavra abstrata do conceito hebreu. Enquanto vemos o Eterno como alguém que faz algo do nada (criar), os hebreus vêem o Eterno como um pássaro que passa sobre sobre a aquisição e coleta de materiais para construir um ninho (qen), o céu e a terra. Os hebreus vêem o homem como uma criança (ovo) que o Eterno construiu um ninho.






Outras Raízes crianças


קנא












Pronuncia: "Qa-NA"

Significado: Para proteger.

Comentários: Esta raiz
"criança" é muitas vezes
traduzida como um pássaro que cuida dos ovos com ciúmes e vai defendê-los dos inimigos e impedir que qualquer outra ave de entrar no ninho. Esta é a imagem que os hebreus tinham do Eterno, como em Êxodo 34:14 "não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome de YHWH é Zeloso (QanaYHWH é zelozo (Qana)" Assim como um pássaro cuida dos seus ovos, Assim o Eterno cuida dos seus filhos em seu ninho protegendo-os dos predadores - outros deuses.





קונ





         Pronuncia: "QuWN"

Significado: O som das            aves no ninho como um   chamado para os pássaros. No texto Bíblico esta palavra é usada para "lamento" como em 2 Samuel 1:17 "E lamentou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário