quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A letra Nun (נ) e seu significado








     

Grafico: A décima quarta letra do Alef-Bet é chamada de Nun (נ), e pronuncia-se como "N".

A letra Nun final é conhecida como Nun Softi:


     ן Nota-se que o Nun Softi é semelhante a letra Vav ו, exceto que ela desce a linha da base.


Informações:



A letra Nun (נ) é a décima tem o valor numérico de 50. O pictograma da letra Nun No Paleo Hebreu é o desenho de uma semente(espermatozóide), enquanto que a escrita hebraica clássica Ketav Ashurit  (Escrita Assíria) e é construído de um Vav dobrado com uma coroa como uma letra Zayin. 



De acordo com os rabinos, a letra Nun (נé dito para representar tanto a fidelidade (Emunar - אמונה ) e a recompensa pela fidelidade. Moisés é visto como o servo humilde do Eterno. A palavra Nun em si é escrita (נן) Nun-Vav- (final). Um rabino muito reconhecido entre o povo judeu chamado Rashi, disse que a o nome Nun sugere que aquele que é humilde diante do Eterno vai ficar de pé no final do dia. No Hazer olam (Vida atual), isto significa que o justo simultaneamente afirma: "Eu sou nada além de pó" , e "o próprio mundo foi feito por minha causa"

Tiago 4:10  Humilhai-vos perante Adonai, e Ele vos exaltará.


Em Aramaico, a palavra Nun significa "peixe" , um símbolo de atividade e vida. A primeira mennção desta palavra está em Êxodo 33:11, em referência a "Josué, o filho de Nun". Josué, aquele que sucedeu Moisés e foi capaz de entrar na Terra Prometida, era o "Filho da Vida". Uma imagem clara de Yeshua o Messias de Israel, e observe que o desenho do Nun representa a letra Vav dobrada (mostrando um homem humilde) coroado de glória simbolizado nos três tagin em cima da letra Nun. 



Com isto, podemos ver que Yeshua veio como um homem (Vav),  foi homenageado pela sua humildade, enquanto sobre a terra como indicado pela coroa de espinho, e agora é exaltado como o Justo que usa uma Coroa de Ouro dada pelo Eterno sobre sua cabeça para todo sempre. (Apoc. 14:14)


A letra Nun Invertida e a Toráh.

A Toráh mostra a letra Nun em um sentido invertido (Nun Hafuchah), tanto antes como depois:

Número 10:35  Acontecia que, partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.

Número 10:36  E, pousando ela, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel.


# 1 Número 10:35 Vayehi binsoa ha'aron vayomer Moshe kumah Adonay veyafutsu oyeveycha veyanusu mesan'eycha mipaneycha.
# 2 Número 10:36  Uvenuchoh yomar shuvah Adonay rivavot alfey Yisra'el.




O Talmud (Shabat 116ª), afirma que em qualquer parte da Toráh com 85 ou mais letras em si é considerado “um livro”, e portanto, de acordo com o Talmud esta passagem das Escrituras, na verdade demarca um livro separado da Toráh. Se isto é assim, então para os rabinos Talmúdico ao invés de cinco livros de Moisés, teríamos sete:

   1. Gênesis
   2. Êxodo
   3. Levítico
   4. Número (1:1-10: 34)
   5. Número (10:35-36) [A diferença são pelas letras invertidas]
   6. Número (10:37)
   7. Deuteronômio




Antes de Moisés conduzir o povo para um outro lugar no deserto, ele pediu que a arca fosse levada pelos levítas e depois ele cantaria dizendo:

Número 10:35  Acontecia que, partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.
Número 10:36  E, pousando ela, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel.


No entanto, por causa do "pecado" o povo não entrou na Terra Prometida. E o que deveria ter sido escrito é que o Eterno (simbolizado pela presença da arca) entrou na terra com os Israelitas redimidos por conta da fé em Suas promessas. E de acordo com os rabinos, esta parte da Toráh “ainda vai ser escrita” e será alterada quando o Messias vier. E de acordo com o Talmud (Yomar54a), os dois Nun invertidos representam os dois querubins que pairava sobre a Arca da Aliança. Quando o povo de Israel aprouve ao Eterno, os querubins se enfrentam uns aos outros na direção do Templo Sagrado. O pecado causou um rasgo do véu da realidade espiritual, fazendo com que os anjos do Eterno (símbolos da Presença Divina) se afastassem.

Guematria da letra Nun.

Segundo a guematria, o Nun representa o número 50 que é um número que representa a liberdade e a plenitude da vida.

50 dias a partir do Êxodo até a entrega da Toráh (50 dias para a contagem do Omer)
50 anos para um Jubileu (Yovel)
50 referências a Êxodo na Toráh 


A letra Nun representa o Mashiach Ben David

A letra Nun é a décima quarta letra do alfabeto hebraico, que equivale a "David" o rei de Israel. E o herdeiro de David é o Mashiach Ben David, de quem faz a Bíblia diz:

"O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando (Yinon) de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado". (Salmo 72:17)


Os rabinos interpretam o verbo Yinon neste versículo como uma referência ao Messias. Yinon (יִנֹּ֪ון) é um dos “nomes” antigos Rabínicos designados para identificar o Messias de Israel, podemos ver no Talmud no tratado de Sanhedrin 98b que diz sobre Yinon, “seu nome existirá para sempre” (salmo 72:17). E é dito também, que este nome vem da compreensão da palavra, Rimmon (arvore de româ). Na linguagem talmúdica Rimmom é um outro "nome" dato ao Messias. Então podemos ler literalmente este verso como “Que seu nome nun (propagar)” E em relação ao Messias Yeshua, um dia todo Israel vai cantar os versos finais do Salmos 72.

    יְהִ֤י שְׁמֹ֨ו לְֽעֹולָ֗ם לִפְנֵי־שֶׁמֶשׁ֮ יִנֹּ֪ון שְׁ֫מֹ֥ו וְיִתְבָּ֥רְכוּ בֹ֑ו כָּל־גֹּויִ֥ם יְאַשְּׁרֽוּהוּ


Tehilim - Salmos 72:17  Yehi shemo leolam lífne-shémesh yinon shemo veyitbarchu vo kol-goyim ye'asherúhu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário