terça-feira, 14 de outubro de 2014

O que se passa se eu escolhi a pessoa errada?


O que se passa se eu escolhi a pessoa errada?




Uma das principais causa dos divórcios, é o pensamento continuo de que, os conflitos e a diferenças que temos é devido a que nos equivocamos ao eleger nosso pareia. Devido a nosso imaturidade, a falta de experiência, muitas vezes pressão de outras pessoas, e etc. etc. E nós cremos, que outro pareia resolveria o problema, que somente precisamos mudar o modelo antigo qual tempos, por aquele de fantasias que somente existe unicamente, na nossa imaginação. E lógico, vem pensamentos a nossa mente, e sobre tudo, em momentos difíceis, em tempo que as diferenças de caracteres entre ambos e começa a se notar.

Então, um começa a fantasiar na cabeça o seguinte: O que seria se estivéssemos casados com alguém mais, então, começamos a pensar que, cometemos um erro ao estar com o conjugue que estamos. E o motivo deste estudo é: Expulsar o fantasma do divorcio, pela causa injustificada do suposto erro de escolha, em nosso passado. E hoje o que vamos fazer é todos aqueles que decidiram utilizar este estudo para compartir com seu conjugue, o que temos que fazer é as seguintes perguntas:

O que me fez estar seguro, que era a vontade do Eterno, me unir com a pessoa que eu tenho?
O que fazer, se pensamos que cometemos um erro, ao me casar com a pessoa que vivo hoje?

E no caso do homem (que sou eu) vou ler as seguintes passagens. Provérbios 19:14 – Gênesis 2:18 – 1 Coríntios 11:7 – Efésios 5:25 - 27 E João 13:8.

Provérbios 19:14 A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.

E esses textos que vamos ler são para erradicar esse pensamento que possamos chegar e saibamos reagir diante deste pensamento. Então, este texto de Provérbios. Ou seja, que depende do Eterno que chegamos a ter uma mulher prudente, e este é o caso dos esposos, porque se eu tenho uma mulher prudente, discreta, sábia, é a garantia de quem escolheu não fui eu senão o Eterno. E aqui eu poderia perguntar; bom o que acontece se eu não penso isto? O que se passa se esta não é a realidade, se minha esposa não é prudente? E para isto vamos saber agora o texto de Gênesis 2:18

 Gênesis 2:18  E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Esta palavra (Idônea) é a palavra Negued - (נגד) que significa Contrário. Ou seja, uma ajuda contra, uma ajuda oposta ao homem. Então quem sabe se na minha propria opinião, eu sou o prudente, o sábio, o discreto, isto em minha opinião, e quem é imprudente, que é indiscreta é você, porém se isto é assim que eu sou sábio, discreto, pois então D-us me deu uma mulher oposta a mim de acordo ao texto de Gênesis 2:18, uma mulher que vai desafiar o que eu digo ser. De maneira que, o Eterno teve um proposito desde o momento em que criou o homem e a mulher, e Ele nos criou com caracteristicas opostas precisamente para complementar-nos um ao outro. Então longe de pensar que minha conjugue seja totalmente diferente a nós, longe de pensar nisto como uma adversidade negativa, deveremos agradecer a D-us porque é precisamente o desenho que Ele teve desde o principio. Esta é a maneira que Ele desenhou as coisas e porque? Porque essas são as caracteristicas opostas que vai nos complementar como seres humanos, como pessoas.

Aasim que, D-us pensou nas caracteristicas, nas qualidades mesmo que pensamos que tenhamos nos equivocados em todos os aspectos contrário, Deus pode usar para o bem. Vamos saber outro texto, que a 1 carta aos Coríntios 11:7 que é um capítulo que trata de um tema controversial, que trata de um costume aí em Corintos de cobrir-se o cabelo, que fala do véu e não vou falar sobre isto. Porém os apectos práticos deste tema do véu é o tema da autoridade e o tema do reflexo do Eterno ao homem e o homem neste caso a sua mulher, vamos saber o que disse:

1 Coríntios 11:7  O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

Ou seja, o homem é a imagem e glória de D-us, ou seja, que nós os homens temos a responssabilidade de refletir a glória de Deus, refletir a honra de D'us, de dar honra ao Eterno, porque o homem é um reflexo das virtudes de D'us, dos seus atributos. Também disse: "mas a mulher é a glória do homem". Ou seja, assim como o homem estar chamado a refletir o que D-us é, também o texto disse que a mulher vai refletir a glória do homem. Porém isto estar bem forte tanto para o bem como para o mal, ou seja, que a esposa vai ser um reflexo do que o marido é. Entre mais o esposo se manifeste a ela com atributos de bondade, de amor, de misericórdia, pois ela simplesmente vai refletir isto. Porém se eu não estou refletindo seus atributos divinos, então haverá um deteriório na esposa, e sempre é mais fácil colocar a culpa na mulher, porém em grande maneira, nós somos resposavéis pelo que a esposa vai refletir. Então este é um texto a mais, que nos ajuda a refletir porque nos foi dado a esposa, para que nós possamos refletir os atributos divinos a ela.

Efésios 5:25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também o Messias amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Ou seja, tenho uma esposa para qual o homem tem um chamado muito especial que é amar a esposa, porém como? Como o Messias amou a igreja e quem é a igreja? Sabemos quando estudamos Gálatas, descobrimos que a igreja é o povo de Israel que, transgrediu os mandamentos, que foi exilado as nações, e que Deus em sua misericórdia vai purificar Israel e vai lavar nos ultimos tempos, vão se apresentar a si mesmo como um povo redimido entre as nações.

Assim que, da mesma maneira que Deus amou a seu povo, da mesma maneira que seus atributos de amor, de compaixão, de misericórdia se transmitiram através de Yeshua ao morrer em um madeiro, assim da mesma maneira nós como esposo temos o dever de amar a nossas esposas tal e como são, não esperar que se comportem de certa maneira, porque Deus nos ama tal como somos, e as Escrituras disse "não busca os seus interesses". Assim que, devemos amar nossas esposas assim como o Messias amou a seu povo e se entregou por eles. Então como esposo este é meu chamado, tenho a mulher idônea para amar como o Messias me amou.

João 13:8  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Yeshua: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
João 13:9  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Bom, aqui podemos dar uma aplicação espiritual a este texto que disse: “Se eu te não lavar, não tens parte comigo” e aqui vem a parte que vimos em Efésios, que o esposo tem o dever de lavar sua esposa com a água da Palavra. Quer dizer, a responsabilidade do esposo é instruir a esposa com amor, com paciência ensinar as Escrituras e desta maneira podemos apresentar a esposa a nós mesmo, sem mancha, sem ruga, porque é muito fácil criticar a esposa, é muito fácil menosprezá-la, porém quanto tempo temos tomado o trabalho como esposo de lavar, de instruir, de abençoar conforme ao que está escrito.

E lavar não é necessáriamente dar estudos bíblicos, não se trata de dar sermões, porque o que menos uma esposa quer é sermão, a mulher o que quer são praticas, são atos onde na vida cotidiana é mais difícil ataur em base ao lemos nas Escrituras, é muito mais fácil atuar de acordo as Escrituras em um dia da semana, num Shabbat, na reunião da congregação, pois aí em duas horas é muito fácil atuar com o que está escrito, porém o difícil é seguir atuando ou seguir fazendo de coração ao que está escrito durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, nos 365 dias do ano. Então uma vez que o esposo faça isto, a garantia é que a esposa vai ser um reflexo da glória que há no esposo, porque a glória que há no esposo somente pode provir que busque ao Eterno de todo coração e lhe peça que nos ajude a refletir a sua glória a esposa.

Então, essas são passagem para refletir como esposo, a deixa de pensar simplesmente em mudar o modelo, (ah esta pessoa não está dando o fruto que eu esperava, então melhor mudo de modelo) porém quem faz isto são os gentios, os que não conhecem a Deus, porém a nós que temos recebido esta revelação, nosso trabalho é cultivar o coração e mente da esposa, para que ela chegue a refletir o amor. Então esses verso que vimos é com respeito aos esposos. Agora vamos ver versículos para ambos e com isto vamos encerrar este primeiro estudo.

O primeiro é Próverbios 3:5-6. O segundo é Jeremias 1:4-5. O terceiro é Salmos 139:13 ao 17. O quarto é Romanos 8:28-29

Provérbios 3:5  Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Provérbios 3:6  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Mesmo que cheguemos em um momento a pensar que cometemos um erro, quando fomos jovens, estava imaduro, e chega até a lamentar que se esta na situação que está com a pessoa que estamos, porém existe um texto esperançador que está dizendo: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento". Ou seja, não pensar que nós estamos no controle de tudo, não pensar que nós somos suficientemente inteligente, senão que reconheçamos a Deus em todo nossos caminhos, reconhecer nossas falhas, nossos erros, nossa imaturidade, porque mesmo nesta época da nossa vida Ele estava atuando, é como se começáramos a lamentar quantas vezes caímos quando éramos da idade dos nossos filhos. “Ah como eu fui cai e cometer tantos erros quando eu tinha três anos” Porém o que devemos entender é que sempre houve alguém que esteve cuidando de nós, porque nós estamos aqui graças a alguém que esteve nos alimentando, teve alguém que nos vestiu, e neste tempo em que não podíamos valer-se por nós mesmos estava aí nossos pais ou alguém que cuidou da nossa segurança quando éramos pequenos.

Da mesma maneira, Deus ao que não o vimos, ao que chegamos a pensar de que Ele não estava envolvido em nossas vidas, temos por seguro de que Ele estava totalmente envolvido e estava totalmente no controle de todas nossas circunstância quando nós nos conhecemos, e mesmo que um dia cheguemos a pensar que cometemos um erro, que as circunstâncias que chegamos a nós conhecer, se agente pudesse analisar foi um milagre, foi um milagre como nós nos conhecemos. Ou seja, é uma serie de milagres tiveram que acontecer para que nós ao final estejamos unidos e por quê?

Analise o por que chegamos a nos conhecer, quem nos apresentou, porque chegar a conhecer uma pessoa é porque se deu uma serie de aparentes coincidências, aparentes incidentes como nós conhecemos, porque poderia ser qualquer outra pessoa, colocamos a atenção um no outro, em fim se deu uma série de milagres, e se a isto agregamos que temos um filho hoje, pois é a garantia de que nosso filho não é um acidente, que Deus criou ele sem saber o que estava fazendo, Deus já criou as almas de antemão, Deus já sabia que ele iria existir, nós existimos por um designo divino, as Escrituras disse que nós fomos predestinados desde antes da fundação do mundo para sermos santos e sem mancha diante de Deus. Quer dizer, Ele já sabia que iríamos existir e nosso filho, porque se não estivéssemos casados hoje Filipe não existiria, nós mesmos não existiríamos se nossos pais não houvesse se casado. Então isto vai nos ajudar a entender que Deus está no mais absoluto controle de tudo, e o único que Ele quer é nos polir, nos purificar-nos através de nossa união.

Jeremias 1:4  Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Jeremias 1:5  Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Ou seja, antes que nossos pais nascessem, Deus já tinha um plano para nós e por quê? Porque para Deus não há antes agora e depois, para Deus não existe passado presente e futuro, porque Deus habita na eternidade, Ele conhece o final desde o principio, Ele conhece todo o filme, Ele é o diretor do filme, Ele já escreveu os personagens que vão atuar neste filme, e a nossa vida é como um filme que foi escrita desde antes, o diretor desde filme já escreveu a historia de todos os personagem, de maneira que não saiu nada do seu controle.

Salmos 139:13  Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Salmos 139:14  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Salmos 139:15  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Salmos 139:16  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
Salmos 139:17  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

Tudo já estava escrito, Deus de antemão já havia planejado tudo, e uma vez que nós aceitamos a situação que nos encontramos no dia de hoje, e a aceitamos com gratidão, com sabedoria, com fé, com esperança, com confiança em que Deus planejou tudo para nosso bem, desta maneira se evitará muitas angustias, nos evitará muito sofrimento, nos evitará muita culpabilidade pelo passado, em pensar que nós éramos quem estava construído nosso destino e na realidade não, na realidade somos muito pequenos para pensar que estamos em controle de toda ação do que se passa, há alguém muito mais grande que nós, que está no controle e que está dirigindo nossos passos, e o único que temos que fazer é conhecê-lo e agradecê-lo, e entender que mesmo os aspectos adversos em nossas vidas foram planejados por Ele, com o propósito de que nos superemos como seres humanos.

E vamos ler o ultimo texto

Romanos 8:28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Então este é o propósito, Ele nos predestinou desde antes para que sejamos conforme a imagem do seu Filho, que viveu amando, que viveu dando, viveu aceitando a todos, viveu não fazendo diferenças ou acepção de pessoas, que viveu uma vida de amor, de entrega, e se nós seguirmos seu exemplo teremos a garantia de que nossas vidas vai ser totalmente diferente, vamos estar gratos a Deus mesmo em momentos difíceis, em momento que as coisas não saiam como pensávamos, mesmo nestes momentos entenderemos que, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário